Ponte vai ligar <br>o Barreiro ao Seixal

As câ­maras do Bar­reiro e do Seixal anun­ci­aram, na se­gunda-feira, 28, que vão avançar com uma can­di­da­tura a fundos co­mu­ni­tá­rios para a cons­trução de uma ponte pe­donal e ci­clável entre os dois con­ce­lhos.

«A ponte pe­donal e ci­clável irá apro­veitar a es­tru­tura da an­tiga ponte do Seixal e in­tegra-se na rede de ci­clo­vias que temos es­tado, aos poucos, a cons­truir no Bar­reiro», afirmou o pre­si­dente da au­tar­quia, Carlos Hum­berto, ci­tado pela Lusa.

O pro­jecto dos dois mu­ni­cí­pios, de cerca de quatro mi­lhões de euros, vai con­correr a fundos co­mu­ni­tá­rios e só irá avançar se ga­rantir fi­nan­ci­a­mento. «Ainda não abriram os con­cursos ao Plano de Mo­bi­li­dade, mas pen­samos que, du­rante 2016, vão abrir as can­di­da­turas», sa­li­entou o au­tarca do Bar­reiro.

Jo­a­quim Santos, pre­si­dente da Câ­mara do Seixal re­feriu, por seu lado, que o ob­jec­tivo é «de­volver as zonas ri­bei­ri­nhas às po­pu­la­ções». «Este pro­jecto in­sere-se na ideia de trazer o rio para mais perto das pes­soas. Esta li­gação vai unir duas terras com uma li­gação um­bi­lical, há cerca de 50 anos, que se perdeu com a des­truição da ponte fer­ro­viária que existia», lem­brou.

Ambos os au­tarcas ex­pli­caram que este pro­jecto é au­tó­nomo da li­gação ro­do­viária que tem sido pre­ten­dida, con­si­de­rando que a mesma con­tinua a ser «es­sen­cial».

«A ponte ro­do­viária, que se si­tuará no li­mite de Santo André, mantém-se como algo muito im­por­tante e es­tamos a tra­ba­lhar para a sua even­tual con­cre­ti­zação», disse Carlos Hum­berto.

«Vamos lutar para que a Ad­mi­nis­tração Cen­tral avance com a ponte ro­do­viária Bar­reiro/​Seixal e também com o pro­lon­ga­mento do Metro Sul do Tejo. A ponte ro­do­viária e esta pe­donal são coisas dis­tintas mas ambas im­por­tantes», acres­centou Jo­a­quim Santos.




Mais artigos de: Nacional

A crise do leite

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) par­ti­cipou, no dia 21, numa au­dição pú­blica, pro­mo­vida pelo Grupo Par­la­mentar do PCP, sobre a crise do leite.

Aumento da exploração

A con­clusão e apli­cação do TTIP sig­ni­fi­cará para Por­tugal e, em par­ti­cular, para a Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira, uma acres­cida des­truição do apa­relho pro­du­tivo, alerta a CDU.

Negócio ruinoso

A CDU ma­ni­festou-se contra a pri­va­ti­zação da lim­peza na ci­dade do Porto, um ne­gócio que trará pre­juízos aos tra­ba­lha­dores e mu­ní­cipes.

PEV interroga Governo

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), entregou, há dias, na Assembleia da República, uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o eventual encerramento das...

Medidas avulsas na Urzelina

Anteontem, 29, Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, apresentou um requerimento questionando o Governo Regional sobre a obra de protecção da estrada regional da Urzelina, na Ilha de São Jorge. Em causa está a...